Translate

22 de ago. de 2019

White Queen a jóia preciosa do Queen II 1974


Resultado de imagem para queen II  1974 vinil
Uma lindíssima balada, das mais surpreendentes e comoventes que Brian compôs. É perfeita, com uma interpretação sublime de Freddie !

Faz parte do álbum Queen II de 1973 - Esse álbum não tem os lados A e B como é costume nos LP’s vinil mas cada lado foi batizado de: Lado Branco ( White side) e Lado Negro (Black side)!  
Depois do início impressionante do álbum com "Procession" e, em seguida, "Father To Son",  o Queen II vem com o prato principal no 1º  lado (White Side) com a balada da rainha branca - White Queen. Sua inclusão no meio do álbum no “White side  do Lp foi perfeita: assim a vibe acústica da canção continua em “Some day one Day contrastando com o hard-rock ,The Loser in the end !
A musica mostrou o Queen na mistura: som acústico e suave e o estilo de rock bastante difícil na parte de instrumentação. Provavelmente uma das baladas mais surpreendentes, comoventes  e penetrantes de Brian.

Essa música alterna entre lento e o suave, o sinfônico, acústico e o pesado, aliados a um coro de vozes que agrada os ouvidos logo na primeira audição. Uma balada lenta, de arranjos que remetem as cantigas medievais, mas que se desenvolve para a vibe mais hard e envolvente, e sendo o ápice e depois retornando a suavidade do começo..Ao ouvi-la se tem impressão de que Brain na parte lenta, esta usando instrumentos antigos ! Tem uma bela guitarra e violões acústicos, que são seguidos por um vocal do Freddy… ah esse vocal… confiante, limpo, lindo, que logo se junta à guitarra.
Brian comenta sobre White Queen em 2004: - Escrevi isso na faculdade, onde levava uma vida relativamente protegida, mesmo que a universidade tivesse um ritmo desenfreado ! Eu estava lendo 'The White Goddess' de Robert Graves, que explorou o papel da figura idealizada da Virgem / Mãe / Rainha / na arte ao longo da história, e o nome para o nosso grupo, (Queen) decidido exatamente naquela época, encaixou-se perfeitamente nisso - uma das razões pelas quais eu estava convencido de ir com esse nome. O lado pessoal ( dessa musica ) está ligado a uma garota (é claro!) que eu a via todos os dias na faculdade, e era para mim a deusa suprema. É incrível em retrospecto de porque eu a segurei em tal reverência em três anos e nunca tive coragem de falar para contar a ela, ou mesmo falar com ela !

Então White Queen é uma personificação dessa Rainha, que abre e fecha o ciclo com uma melancolia profunda, nuances de filosofia e mitologia. A relação entre partes acústicas e rock pesado foi a perfeita combinação para a criação dessa história com cara de saga. Naquela época, o nome do grupo tinha sido finalmente escolhido como ''Queen'', então May diz que tudo se encaixou perfeitamente. No entanto, a história pessoal da música é acompanhada também por outro motivo muito diferente. Se conta também que enquanto Brian estudava Astronomia no Imperial Collage escreveu um tema intitulado White Queen(as It began). Brian conhecia uma garota que estava enamorada, mas que jamais teve a coragem de expresar-le seus sentimentos. Ele todos os dias a encontrava, e para ele ela lhe parecia uma deusa perfeita.
 
Uma canção melancólica, suave, com uma melodia e arranjos que remetem as cantigas medievais. É inspirada na mulher amada, idealizada, mas que não se consegue chegar até ela. Ele (Brian) no texto idealiza e romantiza a mulher lindamente como símbolo da perfeição, e desta forma muito linda, escreve a poesia, usando um pouco do Ingles e da estrutura do texto de uma forma mais antiga, mais formal .Ele se põe no lugar de um trovador (poeta) medieval e compôe uma canção de amor. Esse tipo de poesia nós aqui no Brasil estudamos um pouco em literatura portuguesa no 1o ano do ensino medio ! Uma composição perfeita e uma interpretação sublime de Freddie e ao vivo é muito mais "matadora "
GRAVAÇÂO E AO VIVO - Foi gravada em agosto de 73 no Trident Studios, em Londres. para o Queen II álbum lançado no Reino Unido em 8 de março de 1974. Brian May escreveu a canção em 1968 - quando ainda fazia parte do trio Smile.  

Quanto à sua performance ao vivo, ela foi incluída no set list dos concertos da banda desde 1974, quando eles excursionaram promovendo o álbum “QUEEN II”, como banda de abertura do Mott The Hoople> Depois assim continuaram sendo tocada pela banda. nas seguintes turnês  - SHEER HEART ATTACK, / A NIGHT AT THE OPERA, / A DAY AT THE RACES, até 1977. Posteriormente, nunca foi tocada por Brian em suas turnês solo, nem nas turnês do QUEEN com Paul Rodgers, nem com Adam Lambert.

Resultado de imagem para queen rainwbow teatre 1974 dvdFinalmente, em 2014, duas gravações ao vivo deste tema no Rainbow Theatre em 1974 foram incluídas no álbum ao vivo “LIVE AT THE RAINBOW 74”: Uma delas foi em março de 1974, na turnê “QUEEN II” e o outra, em novembro de 1974, na turnê “SHEER HEART ATTACK”. Também foi tocada na BBC em abril de 1974, mas esta versão nunca foi oficialmente lançada.  Já faz mais de 40 anos dessa música e, sem dúvida, esse tema - como o álbum "QUEEN II" - é considerado pelos fãs como material de culto.
 
Nas performaces ao vivo a canção ganha  uma vibe toda especial e maravilhosa onde ela é  sublimamente cantada por Freddie e lindamente acompanhada pela banda !

TRADUÇÃO

Rainha Branca (Assim Como Começou)

Imagem relacionadaTão triste os olhos dela
Sorridentes olhos escuros
Tão triste os olhos dela
Assim como começou
Em uma noite tão ofegante como esta
Na minha testa o beijo mais suave
Eu caminhei só
E ao meu redor o ar disse
Que minha dama logo se moverá por aqui
Em tristeza conhecida
A rainha branca caminha e
A noite fica pálida
Estrelas de paixão no cabelo dela
Precisando, sem ser ouvido
Suplicando, uma palavra
Tão triste meus olhos
Ela não consegue ver
Imagem relacionadaComo te saíste? O que viste?
A mãe do salgueiro verde
Eu chamo o nome dela
E debaixo da janela dela eu fiquei
Eu amava os passos que ela fazia
E quando ela veio
Rainha branca, como

meu coração doeu
E secou meus lábios

como nenhuma palavra faria
Então, eu ainda espero
Minha deusa, ouça meu
medo mais sombrio
Eu falo tarde demais
É eternamente que eu espero
Querido amigo, adeus
Nenhuma lágrima em meus olhos
Tão triste termina
Assim como começou


White Queen live  - Hammersmith 1975

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário