Translate

16 de set. de 2019

Brian Back to the Light, a saga parte 1

A DIFÍCIL TRAGETÓRIA DO ÁLBUM BACK TO THE LIGHT  - PARTE 1
(por Patrick Lemieux - fonte: queenonline.com)
 (Siga a parte II  que continua a mostrar a difícil saga que analisa os esforços contínuos de Brian para completar seu álbum enquanto ele enfrenta um dos anos mais difíceis de sua jornada.)
 (o interessante do texto é que ele vai fazendo um paralelo com o álbum The Miracle que era da mesma época da montagem desse álbum solo).
faixas: The Dark // Back to the Light // Love Token // Resurrection // Too Much Love Will Kill You // Driven by You // Nothin' But Blue // I'm Scared // Last Horizon // Let Your Heart Rule Your Head // Just One Life //Rollin' Over
-------------------------------------------------------
= O final de 87 foi um período tumultuado para  Brian. A banda estava em uma pausa muito necessária após o lançamento de seu álbum de 1986, A Kind Of Magic, e uma bem-sucedida,  turnê européia. Os quatro estavam explorando esforços individuais fora de Queen e do verão ao inverno, Brian estava trabalhando no álbum de estréia da atriz Anita Dobson. Conforme as circunstâncias que tivessem, o relacionamento entre os dois complicaria a vida e o casamento de Brian com sua esposa, Chrissy. É nesse ponto que as sementes do álbum solo começam a germinar.

Enquanto morava em Los Angeles, Brian se tornou amigo da cantora / compositora Elizabeth Lamers e do compositor Frank Musker. Juntos, eles escreveram a música “Too Much Love Will Kill You”.

Resultado de imagem para back to the light brian mayComo Brian explicou: ele estava em um lugar escuro, mental e emocionalmente:Aconteceu quando eu estava na América, tentando fugir da vida, ai eu a escrevi com alguns amigos,que acabei de conhecer e que meio me ajudaram a me  tirar do meu sistema. Foi como uma coisa catártica. ”(1992 Back To The Light EPK). Mais tarde, ele disse ao Orange County Register em 1993 que a música "foi a primeira música escrita para o álbum, que remonta a seis anos".

Brian colocou muito trabalho em "Too Much Love", e junto um conjunto de gravações conhecidas pelos fãs como The Bell Boy Tape. Segundo relatos, este K-7 foi entregue a um mensageiro de hotel pela própria Elizabeth Lamers, após a qual mudou de mãos e agora pertence legitimamente a um colecionador.
Essa história do garoto entrou no folclore do Queen, mas a própria Elizabeth Lamers escreveu para me dizer: "[é] um boato que apareceu na internet anos atrás e agora se tornou uma lenda.

Hmm. Eu nunca dei uma fita cassete de qualquer versão dessa música para alguém em qualquer hotel. Tenho certeza de que havia cópias por perto e é possível que eu tenha extraviado uma, mas nunca houve entrega de material não lançado por mim ou por Frank ou Brian. Talvez a intriga e o mistério, a fez uma história melhor. " Sem saber quem começou o boato ou por quê, agora pareceria prudente considerar uma história apócrifa a história do garoto do sino à luz dos fatos de Lamers. O fato de a própria fita existir não está em disputa e é conhecido por conter uma faixa de acompanhamento instrumental, uma versão com Brian cantando solo e um dueto com ele e Lamers. O dono da fita também confirma que um par de demos de Brian, intitulado "Sleepy Blues" e "Moody Keyboards", também está presente entre as gravações.
 
Resultado de imagem para brian may 19881988 não traria muito alívio na vida de Brian, embora ele se refugiasse nas gravações e nas composições, dizendo em 1993: “Se alguma vez eu tivesse uma idéia que não se encaixasse no formato [Queen], ela sempre seria posta em algum lugar em um pedaço de papel ou um pedaço de fita. Mas não foi até cerca de cinco anos atrás quando eu decidi que seria bom usar algumas dessas idéias em um álbum solo. Eu realmente comecei como uma forma de terapia. Eu estava muito deprimido na época; em um ponto, eu era realmente muito suicida. Nesses momentos o fato foi ter filhos que me impediram de saltar de pontes”(Guitar World Magazine).

Por volta do início de 1988, segundo a história, Brian foi convidado pela lenda do skiffle Lonnie Donegan a escrever uma música para ele. Brian escreveu "Let Your Heart Rule Your Head", aparentemente até gravando uma versão da música com ele. O álbum relatado por Donegan, para o qual a música foi escrita, nunca surgiu, e Brian agora tinha outra música para adicionar ao seu álbum.
Brian in a photo session at his home in Surrey in June 1998. Photo by James  Cumpsty. | Queen brian may, Brian may, Queen band
Em março de 1988, Brian reservou um tempo nos estúdios Sarm e Town House, onde começou a trabalhar gravando "Let Your Heart Rule Your Head" e um cover da música do Small Faces "Rollin 'Over", respectivamente. Foi nessa época que May decidiu montar um estúdio de gravação em casa em Allerton Hill, que ele explicou à revista Gold Compact Disc em 1992: "Eu sempre resisti à idéia de ter um estúdio lá, porque sempre senti que você deve ser capaz de se afastar do seu trabalho ... mas nunca funcionou dessa maneira. A razão pela qual eu fiz meu próprio álbum em casa foi por causa da sensação de pressão que há e conseguir trabalhar em um dos principais estúdios de gravação.

"Geralmente, é um caso de:  - 'Bem, aqui estou eu, de pé neste estúdio, apenas brincando, e me está custando mais de 1.000 libras por dia'. Parece tão inútil, então pensei: 'Bem, por que não fazer o álbum em casa?' E, de qualquer forma, eu queria voltar ao básico. ”
Brian May Band Back to the Light Tour 93: Brian May Band: Amazon.com: Books
Uma música que Brian também começou em março de 1988 foi “Back To The Light”. Conversando com a revista Rip sobre a música, Brian disse que “estava naquele palco [em 1993] e se lembrava de colocar tão claramente aquelas primeiras palavras de 'Back to The Light 'gravado em um estúdio improvisado. Eu fiz isso porque sabia que tinha que fazer algo para continuar. ”Longe de ser a música nascida do sucesso em superar as adversidades pessoais,“ Back To The Light ”foi um grito de liberdade e esperança de um homem. Naquela época, Brian não fazia ideia se alcançaria seu objetivo.

Também refletindo o clima sombrio de sua vida, as faixas "I am Scared" e "Last Horizon" começaram no estúdio Allerton Hill, em março. “Last Horizon” foi experimentado por meio de duas abordagens diferentes, que Brian explicou aos fãs em seu site em 2004: “Tentei a música de duas maneiras diferentes: com uma batida suave sincopada e outra com a reta 4-4 lenta batida do rock. "
 
A faixa - I'm Scared (estou com medo), explica Brian à revista Guitar World em 1993, "remonta um longo caminho. Continuei fazendo versões diferentes disso, enquanto descobria que estava com medo de mais e mais coisas. E achei que a maioria de nós apenas mantemos isso dentro. Eu acho que é bom deixar tudo isso sair às vezes. Grite um pouco.

Infelizmente, em 2 de junho de 1988, o pai de Brian, Harold May, faleceu. A perda promoveu a queda de Brian em depressão. Surpreendido pela imprensa por seu envolvimento com Anita, Brian escreveria outra música, "Scandal", que ele trouxe para o Queen e a banda partiu para gravar um novo álbum naquele verão. Tentando deixar seu projeto solo de lado para se concentrar em seus deveres com o Queen, Brian também escreveu a faixa “I Want It All”. Sua história frequentemente contada por trás da música era que era uma frase favorita de Anita, “quero tudo e eu quero agora!
Brian May – Too Much Love Will Kill You (1992, Vinyl) - Discogs
”Ele também apresentou à banda Too Much Love Will Kill You , completando sua contribuição direta aos créditos de composição do novo álbum do Queen, que, por sua própria admissão, parecia um pouco menos que seus lançamentos anteriores. Como ele disse à Guitar World: “Houve apenas alguns dias durante esse tempo em que eu consegui tocar solos de guitarra. É realmente um milagre que eu tenha feito alguma coisa naquele álbum. ”

Um desses solo se tornaria a faixa instrumental "Chinese Torture", que só seria incluída nas edições em CD do álbum como faixa bônus.

Resultado de imagem para brian may 1989Queen trabalhou no álbum do verão até o inverno, gravando no Olympic e no The Town House Studios em Londres, e no próprio Mountain Studios em Montreux. Ainda assim, o empate de seu potencial álbum solo e as pressões pessoais levaram Brian a continuar trabalhando nele em conjunto com a gravação do décimo terceiro álbum de estúdio do Queen, The Miracle. Em fevereiro de 1989, Brian discutiu isso com a revista Record Collector: “Na maioria das vezes eu tenho trabalhado sozinho. O projeto solo é principalmente sobre colocar todas as coisas que eu tinha na cabeça em fita, mas descobri que algumas das idéias que eu tinha em mente para o trabalho solo acabaram no álbum Queen. Penso que as melhores ideias devem realmente ser concentradas no grupo, porque ainda é o melhor veículo que posso encontrar - pois o grupo é muito bom!
 
“Descrever o material é bastante difícil. Coloquei as músicas em uma fita de uma forma muito grosseira e pensei: 'Onde estou?', Porque elas são muito variadas, mais ainda do que o material do Queen. Eu tenho baladas que são muito suaves e pessoais, e coisas que são muito duras, puro metal pesado. Existem músicas acústicas estranhas, e Deus sabe o que mais! Ainda não há uma direção para o álbum, e acho que esse é um problema que preciso resolver. ”É possível que, nesta fase,“ Too Much Love Will Kill You ”, completado pela banda para o álbum The Miracle, tenha sido ainda um candidato à inclusão.

A masterização para as faixas do The Miracle, e “I Want It All” em particular, continuaria até março de 1989. Uma vez concluída, a banda decidiu a ordem das faixas e “Too Much Love Will Kill You” foi deixado totalmente fora do álbum.

Freddie - freddie mercury fotografia (31217330) - fanpop
A saúde em declínio de Freddie devido à AIDS impediu a turnê da banda, uma fuga que Brian teria recebido bem, mas gravar os vídeos dos singles do The Miracle ofereceu alguns dias de alívio. No comentário em DVD para o vídeo “Breakthru”, Brian fala de ser capaz de fugir do tumulto de sua vida pessoal enquanto gravava no país na primavera de 1989. Segundo Brian, seu casamento com Chrissy acabou com isso. ponto, que só acrescentou mais peso à já esmagadora repressão que ele estava passando. Os dois finalmente se divorciaram naquele ano. Falando à revista Guitar World, ele diz: “Eu estava passando por um momento em que percebi que não podia morar com minha esposa, o que significava que não podia estar com meus filhos. E também - isso pode parecer trivial em comparação - o grupo decidiu não fazer uma turnê naquele momento. Então, de repente, também houve um grande buraco na minha vida profissional. Eu não poderia ter nenhuma saída no palco. E acho que o equilíbrio da minha vida ficou completamente destruído. Eu não sabia mais quem eu era.
Resultado de imagem para queen the miracle album
O Miracle foi lançado no Reino Unido em 22 de maio de 1989, e com a falta de uma turnê para apoiá-lo, Brian se viu diante de uma vida que estava desmoronando ao seu redor. A morte de seu pai, o fim de seu casamento e a doença de Freddie estavam todos contribuindo para uma espiral descendente. No entanto, havia a idéia de um álbum solo. Já havia faixas em andamento, e Brian achava que poderia ser uma forma de terapia se continuasse trabalhando nelas.
 

Em 19 de setembro de 1989, Philip Sayer, ator e amigo de Anita Dobson, morreu de câncer aos 42 anos. Na revista Guitar For The Practicing Muscian (1993), Brian explica esse evento como a inspiração para a música que ele escreveu na época. , chamado “Just One Life”, “o que cristalizou essa música para mim foi a um show memorial dado por um amigo de [Anita]. Esse era um cara que eu nunca conheci. No final do que eles fizeram, eles recitaram e cantaram canções e contaram histórias. No final, senti que conhecia esse cara pela influência que ele tinha sobre seus amigos. Comecei a pensar "é isso que uma pessoa é". Uma pessoa é o efeito que ela deixa nas pessoas ao seu redor ou, pelo menos, faz parte disso. Eu estava tentando descobrir o que é uma vida. Eu estava olhando a vida dele, a vida de Freddie, a vida de meu pai. Acabei de perder meu pai. Eu estava tentando amarrar todos os fios para tentar me aproximar do que se tratava.

O próprio Swansea Grand Theatre, do qual Sayer era membro, tem a dizer sobre o evento: “Houve um tributo em homenagem ao The Aldwych Theatre logo após sua morte, foi uma experiência muito emocionante, apresentada por Sir Ian McKellan, com contribuições de Sion Probert, Denis Lawson e Maureen Lipman. Entre a platéia naquela noite estava Brian c om Anita Dobson. Anita era uma grande amiga de Philip. Brian ficou tão comovido com a noite que, apesar de nem conhecer Philip Sayer, ele escreveu uma música dedicada a ele. ”
Quando o outono virou inverno, em 1989, o Queen voltou sua atenção para o trabalho de estúdio para gravar outro novo álbum. Até agora, com a saúde de Freddie Mercury visivelmente diminuindo, o resto da banda sabia que ele estava doente, mas não sabia dos detalhes. O esforço para continuar trabalhando trouxe a banda de volta aos Mountain Studios em Montreux em novembro de 1989. Roger Taylor e Brian May descreveram a abordagem usada: a banda funcionaria por três semanas, depois tiraria duas semanas e retornaria por três semanas. e repita o processo.
Foi nos Mountain Studios que Brian gravou o material inicial de "Just One Life", além de duas novas músicas que ele considerou para seu álbum solo. Como ele explicou em 1991: “Fiquei no estúdio por alguns dias para tirar algumas coisas do meu sistema. Eu pensei que talvez eu fosse deixado com um álbum solo, talvez com um álbum do Queen, eu simplesmente não sabia e criei 'Headlong' e 'I Can't Live With You' - os caras gostaram.

"Headlong" veio de mim, em nosso estúdio em Montreux, um estúdio de gravação em casa que é muito moderno e agradável de criar. As idéias surgiram em alguns dias. No começo, pensei nisso como uma música para o meu álbum solo, mas, como sempre, a banda é o melhor veículo. Assim que ouvi Freddie cantar, eu disse: 'É isso!' Às vezes, é doloroso entregar o bebê, mas o que você ganha é muito mais. Tornou-se uma música do Queen.

Brian também contribuiu com mais três músicas para o álbum que acabou se tornando conhecido como Innuendo: "The Hitman", "The Show Must Go On" e "Lost Opportunity". A última faixa seria rebaixada para o lado B do "I" I'm Going Slightly Mad ”, mas a contribuição de Brian no álbum, em comparação com The Miracle, foi um retorno à forma. De fato, em 1990, Brian se apresentaria como convidado nos lançamentos de outros artistas, tanto quanto ele estava trabalhando com o Queen. Ele gravou trabalhos de guitarra para os dois singles beneficentes do Rock Against Repatriation e Rock Aid Armênia, e fez música para uma produção teatral de Macbeth, de Shakespeare, que foi inaugurada em novembro.

Em 18 de fevereiro de 1990, Brian falou em nome da banda na cerimônia do British Phonographic Institute, onde o Queen recebeu o prêmio de Outstanding Contribution to Music.
Queen Brasil: O Queen nos anos 90
O discurso de Brian foi o seguinte: "Em nome do grupo, gostaria de dizer muito obrigado a todos na indústria e, talvez mais importante, os de fora da indústria (os fãs) que ficaram atrás de nós todos esses anos. Porque, ao fazer isso, vocês nos deram muita liberdade para perseguir o que chamamos livremente de nossa arte, na medida de como nos sentíamos na época. E sair com pessoas diferentes parecia muito precário na época, mas não caímos completamente. E  gostaria de agradecer especialmente à indústria petrolífera britânica por nos dar esse magnífico prêmio em reconhecimento a toda as quantidade de vinil que reciclamos ao longo dos anos. Obrigado. "
Quando eles deixaram o palco, Roger acrescentou: "Muito obrigado". E Freddie deu um aceno suave: “Obrigado. Boa noite." Quando eles deixaram o palco, Roger acrescentou: "Muito obrigado". E Freddie deu um aceno suave: “Obrigado. Boa noite."(continua na parte 2)
 
==============================================
  1. AS MUSICAS
 
Resultado de imagem para back to the light brian may
(Essa foto resume o estado de espírito de Brian na época dos
trabalhos e coclusão do ábum solo - triste, cansado deprimido )
The Dark - Música introdutória do álbum muito curta que foi gravada durante as sessões de Flash Gordon - Uma parede grande de som aparece e logo no final não é um contraste inesperado: uma música termina com um trechinho de uma canção de ninar que traça a linha entre criança e berço!
 Back to the Light  -  Última música gravada deste álbum - um épico - Começa lenta e cadenciada e se desenvolve e cresce com uma guitarra forte num refrão envolvido! depois da adrenalina baixa e da música volta a ser mais lenta! Os vocais de maio se destacam e tocam uma música que soa como Queen tão única. Uma excelente balada de Brian.

Love Token - uma composição típica de arena de rock, que pode ser selecionada, claramente como um som "A la Queen", além de tudo acima, tudo transbordante ", com pequenos fragmentos de pop-rock misturados que resultaram um resumo entre o hard rock, com uma mistura de blues com os Rolling Stones, que pode dizer que é um pouco de sua confluência natural no ponto mais alto do álbum, a música "", spavalda cavalcata che mette in luce o melhor jogo de Cozy Powell, incluindo os melhores e mais famosos de maio, se atreve a se tornar um grande músico, como baterista ou cantor.ponto alto, uma ótima música de rock, com um violão magnífico e um ótimo piano. a maneira como seus pais estão sempre brigando.

Resurrection - (Brian May, Cozy Powell, Jamie Page) - uma faixa sonora que mostra o trabalho majestoso de Cosy Powell por trás das baquetas e um Brian que consegue dar o melhor de si como guitarrista e cantor. Uma faixa de destaque, uma excelente música de hard rock / heavy metal com um matador de riff e talvez até os melhores solos que Brian May já tocou. Foi lançado como single, alcançando a 23ª posição no Reino Unido.

Too much love will kill you -  (Brian May, Frank Musker, Elizabeth Lamers) - Uma balada épica e comovente baseada em orquestrações, piano e violão, que, graças à interpretação de maio, assuma um ar mais melancólico do que sua reedição mais famosa em "Made In Heaven" de 1995, enriquecendo assim o álbum. foi apresentado no lendário Freddie Mercury Tribute Concert no Estádio de Wembley em 1992. Brian então cantou com emoção sincera. Uma versão em estúdio que aparece aqui é muito boa e foi lançada como um único. Atingiu o 5º lugar no Reino Unido e até o 1º na Holanda por três semanas! Também ficou entre os 20 melhores na Austrália.

Driven by You - 4: 11pop fresco, muito bom e agradável, envolvente que pode ser combinado como uma atmosfera Queen de "A Kind Of" Magic "ou" The Miracle ".Tem Cozy Powell na bateria e Neil Murray no baixo. E mais um single de sucesso (lançado em 1991, alcançando uma 6ª posição no Reino Unido, uma 10ª na Holanda) .A música parece estar um pouco esquecida, mas ainda é uma música maravilhosa (e obviamente ótima para dirigir).

Nothin 'But Blue (Brian May, Cozy Powell) - 3:31 Melancólico e elegante,  um belo blues suave e estilizado para manter o ritmo! é uma balada blues com uma guitarra incrível (não na guitarra Red Special de Brian, mas na uma das guitarras de Joe Satriani). Eu tenho uma quantidade menor: há também uma versão instrumental dessa música (disponível em um único CD 'Back To The Light') que ainda é melhor e é a escolha melhor para colocar no álbum.
 
"I'm Scared" - Música que não agradou a todos, alguns acham fraca, escutem e digam sua opinião!

"Last Horizon" - Belissima, maravilhosa, emocionante faixa intrumental com um solo lento, envolvente e muito doce, apenas compilada com bateria e com o gosto de Mike Moran, em que você procura um estilo, estilo e talento melodico deste artista, introduzido no mundo quase musica por caso e dividido em um dos maiores nomes da historia do rock.acompanhado pelas baterias e teclados de Mike Moran. Reflita todo o estilo, talento e gosto melódico deste Brian, que entrou no mundo da música quase por acidente e se tornou um dos grandes nomes da história do rock.

LET YOUR HEART RULE YOUR HEAD - Faixa de grande apelo pop com veias gospel, uma bela música Country no estilo '39'.

Just One Life - Uma história subestimada que captura muito bem os vocais de Brian.

Rollin 'Over (Ronnie Lane, Steve Marriott) - 4:36' é a música final do álbum. É um cover da banda dos anos 60 theSmall Faces e ficou muito bom, claro!

 (continua na parte 2.... )

Nenhum comentário:

Postar um comentário