Translate

21 de jul. de 2019

39': um country espacial

'39,= Um folk rock reflexivo e melancólico composto por Brian May, com efeitos de som stereo e atmosféricos, criados para dar o ambiente de uma viajem espacial. Por suposto todos estes sons não eram mais que superposicões de vozes e guitarras. Começavam a dar-se conta que podiam lucrar com esta técnica. Uma dessas cancões que nunca se quer que termine !

 Resultado de imagem para astronautas foguetes espaçoBrian May diz ter escrito a letra de "39" do ponto de vista de astronautas explorando o espaço, mas muitas especulações foram feitas pela mídia a respeito de qual seria a verdadeira inspiração da canção. Há uma versão que acredita-se que a canção faz alusão a Segunda Guerra Mundial, já que o título "39" lembra o ano de "1939", quando o conflito começou, vai saber, mas isso nunca foi confirmado por Brian !

 Uma canção magnífica, em todos os sentidos. Trata de uma viagem exploratória espaço-temporal. Como assim? Primeiro, temos que entender uma das consequências da Teoria da Relatividade Geral de Einstein. A percepção do tempo é inversamente proporcional à velocidade de deslocamento de um corpo: quanto mais rápido um corpo se movimenta no espaço, mais lentamente o tempo passa para esse corpo.
Imagem relacionada 
Depois, temos que lembrar que Brian May é formado em astronomia e está familiarizado com tal teoria. Então, segundo o próprio Brian, '39 narra uma viagem que durou muitos anos --- ("Daqui o navio partiu (…) e por muitos dias aquelas bravas almas navegaram pelos mares"). --- Só que os "mares" a que Brian se refere são o próprio espaço e o "navio" é uma nave, viajando próximo à velocidade da luz. Como os viajantes estavam à velocidade da luz, para eles passou apenas um ano, enquanto na Terra muitos e muitos anos correram, como efeito da dilatação do tempo --- ("Tantos anos se passaram, embora eu esteja mais velho não mais que um ano").

E ao chegar na Terra, viram que o passar do tempo mudou toda a realidade que os viajantes conheciam e veio então o desespero de saber que o que era no passado não é mais nessa "terra que nossos netos conheceram, pois a terra está velha e cinza". E do desespero, veio a angústia ("Minha querida, nós vamos embora! Mas meu amor, isso não pode ser! Minha vida daqui para a frente me dá pena...").
Resultado de imagem para QUEEN LIVE 1977
Independentemente do significado estranho dessa letra de ficção científica, que músicas sensacional! Tudo é ótimo: a letra, o violão do Brian e Roger tocando o bumbo da bateria com os pés, tocando pandeiro e cantando aquelas notas altíssimas, tudo ao mesmo tempo... Tudo nessa música é espetacular !

 Naquela época ter uma música como single significaria que seria ouvida de uma forma mais extensa e, de certa forma, marcaria a vida das pessoas como uma espécie de trilha sonora. Uma das maiores tristezas de Brian foi '39 não ter se tornado um single. Mas Brian já comprovou que nos shows a musica é quase obrigatória e muito querida pelos fãs !
 
TRADUÇÃO

No ano de 39
Chegaram aqui os voluntários
Nos dias em que as terras eram poucas
Aqui o navio saiu da costa
Resultado de imagem para foguetes LANÇADOS espaçoadentrando da manhã azul e ensolarada
A mais bela visão já presenciada

E a noite seguiu o dia
E os contadores de história dizem
Que as almas valentes valem dentro
Por muitos dias solitários
Navegaram através dos mares leitosos
Nunca se arrependeram
nunca temeram
nunca choraram

Você não ouve meu chamado?
Embora você esteja à muitos anos de distância?
Você não me ouve lhe chamando?
Escreva suas cartas na areia
Para o dia em que eu pegarei sua mão
Imagem relacionadaNa terra que nossos netos conheceram

No ano de 39
Veio um navio do azul
Os voluntários chegaram em casa nesse dia
E eles trazem boas novas
De mundo tão recentemente nascido
Embora seus corações estejam muito pesados

Pois a terra é velha e cinzenta
Pequena querida, vamos sair para longe
Mas meu amor isso não pode acontecer
Oh, muitos anos se passaram
Embora eu tenha envelhecido mais que um ano
Os olhos de sua mãe
dos seus olhos
choram por mim

Você não ouve meu chamado
Resultado de imagem para ASTRONAUTASEmbora você esteja à muitos anos de distância?
Você não me ouve lhe chamando?
Escreva suas cartas na areia
Para o dia em que eu pegar sua mão
Na terra que nossos netos conheceram

Você não ouve meu chamado
Embora você esteja à muitos anos de distância?
Você não me ouve lhe chamando?
Todas suas cartas na areia
Não me curam como sua mão
Pela minha vida
ainda pela frente
piedade de mim
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário