Translate

22 de jul. de 2019

Somebody to love: procurando alguém pra amar!

Abrindo o lado B, nos deparamos com o maior hit do disco: Somebody To Love que se tornou a musica mais conhecida do álbum. Quatro roqueiros ingleses soando como um coro gospel de cem pessoas. E, ao mesmo = tempo, 100% Queen.

Essa súplica por alguém para amar, escrita por Freddie Mercury, é cheia de passagens vocais complicadíssimas que deixam a música simplesmente incrível. A musica volta a fazer uso excessivo e bem colocado da superposição de vozes, ( que chegam a simular quase 100 vozes diferentes ), mas desta vez do ponto de vista menos operístico e matemático que em outras canções e num estilo mais descontraído, próprio do estilo gospel.

Desta vez a banda mergulha no gospel, e o fazem de maneira excelente. A entrada é clássica. A melodia é, perfeita com a interação sensacional entre Freddie e os coros. Uma versão gospel de Bohemian Rhapsody. Inspirada principalmente por Aretha Franklin, a ídolo de Freddie, Como de costume, Brian cobre na maioria os tons mais baixos , Freddie baixos e médios e Taylor os altos, com a sua incrível facilidade e alcance dos falsetes.

Na garvação encontramos uma inter-relação realmente brillante e comovedora, com momentos geniais como : "At The End (At the end of the day!)" o "I'm alright (He's alright!)". Logo de um solo excelente de Brian, se repete a melodía enquanto a tensão aumenta.

Curioso que uma melodia tão luminosa tenha um personagem tão perturbado. Repete como está fechado, como trabalha duro e não obtém, recompensa, como todos o descriminam, mas no final todo se resolve em um comovedor "Someday I'm gonna be free lord!", e a tensão se resolve na parte famosa de "Find-me-somebody to love" e onde os instrumentos se calam (salvo o tambor de Taylor) e a banda ensaia um de seus melhores momentos vocais que termina nesse genial "Somebody (somebody) / Somebody (somebody) / Somebody (find me) / Somebody find me somebody to love / Can anybody find meeeee".

O seguinte é a voz de Freddie que nos admira; Como pode cantar tão lindo? Cada vez que se escuta esse "somebody toooooooooooooooo...loooooooooove" sintimos uma emoção. O tema termina com um refrão em que se repete em coro "Find me...somebody toooo love".

A letra fala de um ser atormentado, onde o trabalho não é reconhecido e que todas as pessoas o humilham, e a noite reza a Deus para que o libere de seu problema, E termina com uma espécie de prece em que pede "alguém a para amar".
História da canção: Depois do sucesso de 'Bohemian Rhapsody', Mercury tentou fazer algo parecido no disco seguinte, 'A Day at The Races '. Com uma variante: em vez de se inspirar na tradição operística europeia, o fez no gospel norte-americano. “É novo, é ligeiramente diferente”, explicou Freddie à revista 'Circus' em 1977. “Mas ainda soa ao Queen de sempre”. 

Na mesma entrevista, o baterista Roger Taylor explicou que este tema “está muito influenciado por Aretha Franklin. Freddie está muito pendurado nela”. A diferença de 'Bohemian rhapsody', diz respeito mais ao formato regular de canção de rock. Composta por Mercury ao piano, a letra vai dirigida a Deus, a quem pede explicações por uma vida vazia de amor: “Passei a vida acreditando em ti mas não encontro alívio, Senhor”. O arranjo dos coros é verdadeiramente soberbo. Chegou ao número dois na lista de vendas britânica.

tradução - Alguém Para Amar
Alguém pode encontrar-me alguém para amar?
A cada manhã em que me levanto eu morro um pouco
Mal consigo permanecer em pé
(Olhe para si mesmo no espelho) olho no espelho e choro (e choro)
Senhor, o que está fazendo comigo?
Eu tenho passado todos os meus anos acreditando em você
Mas eu simplesmente não consigo nenhuma ajuda, Senhor
Alguém (alguém)
Oh, alguém (alguém)
Alguém pode encontrar-me alguém para amar?

Eu trabalho duro (ele trabalha duro) todo dia da minha vida
Eu trabalho até meus ossos doerem
No final (no final do dia)
Eu levo para casa meu dinheiro suado, totalmente sozinho
(Vai pra casa, vai pra casa totalmente sozinho)
Eu me abaixo (abaixo) de joelhos (joelhos)
E eu começo a rezar (louvado seja o Senhor)
Até que as lágrimas escorram dos meus olhos
Senhor (alguém)
Oh, alguém (por favor)
Alguém pode encontrar-me alguém para amar?
(Ele quer ajuda)
Todo dia (todo dia), eu tento, e tento, e tento
Mas todos querem me humilhar
Dizem que estou enlouquecendo
Dizem que tenho muita água no meu cérebro
Não, não tenho bom-senso
(Ele não tem) eu não tenho mais ninguém em quem acreditar
Sim, sim, sim, sim
Oh, alguém (alguém)
Alguém pode me encontrar alguém para amar?
(Alguém pode me encontrar alguém para amar?)
Não tenho nenhuma sensação, não tenho ritmo
Eu simplesmente continuo perdendo meu compasso
(você simplesmente continua perdendo e perdendo)
Estou ok, estou bem, (ele está bem, ele está bem)
Não vou encarar nenhuma derrota (sim, sim)
Eu só preciso sair desta cela de prisão
Algum dia eu vou ser livre, Senhor!

Encontrem-me alguém para amar, encontrem-me alguém para amar
Encontrem-me alguém para amar, encontrem-me alguém para amar
Alguém (alguém)
Alguém, encontre-me alguém para amar
Alguém pode encontrar-me alguém para amar?
Encontrem-me alguém para amar
Encontrem-me alguém para amar (encontre-me alguém)
Encontrem-me alguém para amar (alguém, alguém, alguém para amar)
Encontre-me, encontre-me, encontre-me (encontre-me, encontre-me ....
Encontrem-me alguém para amar (oh, alguém para amar)
(Qualquer um, qualquer lugar, encontre-me alguém para amar)
Encontre-me, encontre-me, encontre-me


Nenhum comentário:

Postar um comentário