Translate

17 de jul. de 2019

sobre Death on two leags

Resultado de imagem para queen a night at the operaDEATH ON TWO LEGS ==  MUSICA QUE ABRE O 4o ALBUM DA BANDA - A NIGHT OF THE ÓPERA - O álbum começa com um  rápido tocar de piano inqueto e muito no estilo clássico que tem tudo a ver com o título do álbum ( uma noite na òpera)! Em seguida a musica introdutiva muda de estilo completamente e passa a um crescente caos de sirenes e notas secas de guitarra. No pico do som, tudo pára e começa então a música. Death on Two legs é dedicada ao antigo empresário do grupo. Freddie começa então a lançar uma letra, forte, intensara abusiva, deixando de lado a etiqueta e a polidez como se fosse um descendente de “ Great king Rat- do Grande Rei Rato “- aquele personagem “sujo da musica do 1º album do Queen, Você poderia estar pensando (nossa que letra horrivel!) – mas depois percebe que não há indecências pra serem ouvidas, mas um desabafo direto, cru...  

Canção muito ácida, tanto no texto como na melodia, nos arrajos e na interpretação. A bateria de Taylor segue agressivamente os sons secos de Brian May que coloca uma guitarra não muito rápida mas eficaz como um lamento e um desabafo. Essa composição possui mesmo essa letra agressiva e raivosa e May revelou que chegou a se sentir desconfortável em ter de cantar algumas partes enquanto criava os vocais de apoio ao lado de Roger Taylor.

ASSIM DECLAROU FREDDIE: Death On Two Legs tem a letra mais viciosa que jamais havia escrito. É tão vingativa que Brian se sentiu culpado ao cantar-la. Ninguém podia imaginar quanto veneno e odio ele pois ao cantara-la, e isso sem falar da própria letra. Escutem a letra atentamente. É uma pequena obra cruel que saca minha veia mais diabólica. Geralmente, não gosto de explicar o que pensava ao escrever-la. 
 
Resultado de imagem para queen 1976Fala de um homem velho e repugnante que conheci. A letra saiu sozinha. Decidi que se queria realmente sublinhar algo, teria que fazer-lo sem medidas e meias palavras e chegar ao fundo. Logo me custou cantar estas palavras. Queria que soasse o mais áspero e cru, possível. Minha garganta sangrava. Trocava a letra cada dia, tentava feze-la cada vez mais viciosa. Quando os demais escutaram, ficaram chocados! Quando expliquei, disseram “Ah, vale!”. Logo leram a letra e se assustaram. Mas eu havia dado o passo e assumia totalmente. Fui um demônio durante uns dias”.


ESTILO DA COMPOSIÇÃO = A musica é um TANGO estilizado e tocado como hard rock. Podemos imaginar um violino ou um bandoneón (a sanfona mais usada em tangos) no lugar do riff de guitarra, e sentir compassos e toda essa estrutura musical - incluindo ai os silêncios entre alguns compassos.O som começa com arpejos de piano de Freddie em fade-aut, escala cromática descendente. Entrada compassada seguido do riff de guitarra de Brian (que na verdade foi composto pelo Freddie mesmo) até uma interrupção brusca, para o retorno da bateria, baixo e coro Para gravar no disco, Mercury usou um piano Bechstein que ele veio a usar durante a subsequente turnê no Reino Unido. “

É a composição irmã menor de “Flick Of The Wrist” do disco anterior, uma canção dedicada ao seu anterior manager Norman Sheffield. Qual a diferença entre uma pessoa comum e um artista? Uma pessoa comum simplesmente passa pela vida, enquanto que um artista a registra e eterniza. Nesse caso, teria sido mais fácil ter mandado o empresário pilantra que surrupiava o dinheiro da banda (prestem atenção no subtítulo: "dedicated to…") ir passear... e pronto, mas só isso seria muito fácil. Freddie preferiu compor esse hard rock maravilhoso e cruel, onde só faltou mesmo ele dizer "Vai se...!", assim, com todas as letras.

TRADUÇÃO - Morte sobre duas pernas
Você suga meu sangue como uma sangue-suga
Desrespeita a lei e escapole
Esquenta minha cabeça até ela doer

Já levou todo o meu dinheiro
E ainda quer mais

Sua mula velha desorientada
Com suas regras de teimosia
Com seus comparsas de mente pequena
Que são idiotas da primeira divisão
Resultado de imagem para death on two legs queen
 
Morte sobre duas pernas / Você está acabando comigo
Morte sobre duas pernas / Você nunca teve coração
Desmancha prazer, sacana /presunçoso, insignificante
Você não passa de um simples bebezão
Já achou um brinquedo novo para me substituir?
Consegue me encarar?
Mas agora você pode dar um beijo
De despedida na minha bunda
Se sente bem? Está satisfeito?
Não tem vontade de se suicidar?
(Eu acho que deveria)
Sua consciência está bem?
Ela te atormenta à noite?
Você se sente bem? Se sente bem?
Imagem relacionada 
Fala como um grande magnata dos grandes negócios
Mas não passa de um balão de ar quente
Por isso ninguém te dá a mínima
Você não passa de um colegial crescido
Deixe-me bronzear seu couro
Cão doente
Você é o rei da baixaria
Prove o que está dizendo
 
Senhor sabe-tudo
A barbatana em suas costas era parte do trato?
(Tubarão)

Morte sobre duas pernas
Mocê está acabando comigo
Morte sobre duas pernas
Você nunca teve coração
(Você nunca teve)
(Desde o começo)

Louco, você devia ser internado
É um rato de esgoto
Apodrecendo numa cloaca de orgulho
Devia ficar desempregado
E então se tornar nulo e vazio
Isso me faz bem, eu me sinto bem

Queen - 'Death on Two Legs' (Live At Earls Court 1977)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário